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Wednesday, February 5, 2014

HB20X OU ETIOS CROSS: QUAL COMPRAR?


Qual dos novatos de visual aventureiro oferece o melhor pacote para você?






por GIULIA LANZUOLO


















Toyota Etios Cross ou Hyundai HB20X: qual comprar? (Foto: Autoesporte)

A Hyundai lançou seu HB20 aventureiro em janeiro de 2013. Até então, a
marca mirava o mercado abocanhado pelos Volkswagen CrossFox e Renault
Sandero Stepway.

Meses depois, a montadora coreana é que esteve na mira
da Toyota, que apresentou o Etios Cross, versão do hatch com visual fora
de estrada. Agora, colocamos ambos em uma disputa para saber qual é a
melhor opção.























































































Hyundai HB20X

Toyota Etios Cross



Hyundai HB20X (Foto: Hyundai)




Toyota Etios Cross (Foto: Toyota)



PREÇO

A partir de R$ 49.325

A partir de R$ 46.790

MOTORIZAÇÃO

Motor 1.6 16V flex de 128/122 cv a 6 mil rpm e 16.5/16 kgfm aos 5 mil rpm. O câmbio é manual de cinco marchas.

Motor 1.5 16V flex de 92/96,5 cv a 5.600 rpm e 13.9 kgfm a 3.100 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas.

DESEMPENHO

O câmbio manual avaliado é bem escalonado, mas fique atento se
optar pelo automático, que deve uma dose extra de precisão. Com 72 kg e 7
cm de altura a mais do que a versão hatch, apresenta maior inclinação
em curvas e frenagens do que o irmão menor, mas aguenta melhor as
valetas do que o Etios.

Os 96,5 cvs combinados aos engates precisos da transmissão dão boa
agilidade ao modelo, confortável e gostoso de guiar. Robustez à parte,
ele não traz condições técnicas para encarar terra. Uma simples valeta
faz a dianteira raspar. Mas quem realmente vai se enfiar no mato com um
Etios?

PRINCIPAIS ITENS DE SÉRIE

Rodas de liga leve de 15 polegadas, ar condicionado, direção
hidráulica, travas e vidros elétricos, desembaçador e limpador do vidro
traseiro, faróis de neblina, rádio com Bluetooth, MP3, USB e AUX,
comandos de áudio e Bluetooth no volante, volante com regulagem de
altura e profundidade e banco do motorista com regulagem de altura.

Rodas de liga leve de 15 polegadas, ar condicionado, banco traseiro
rebatível, direção elétrica assistida progressiva, travas e vidros
elétricos, desembaçador e limpador do vidro traseiro, faróis de neblina,
rádio com CD, MP3 e entrada USB.

ESPAÇO

Seus 2,5 metros de entre-eixos conferem bom espaço para quatro
ocupantes. A posição mais curvada das pernas no banco de trás, porém,
incomoda em longas viagens. O porta-malas tem bons 300 litros. Apesar do
espaço regulado atrás, vence o Etios principalmente pelo bagageiro.

Há boa área para as pernas e a cabeça de adultos altos, apesar do
modelo ter entre-eixos de 2,46 m. A cabine, porém, fica apertada com
cinco pessoas grandes. O porta malas é de 263 litros, 37 a menos que seu
rival.

CONFORTO

O interior do HB20X é idêntido ao do HB20. Assim, virtudes como a
boa ergonomia foram mantidas. Mas um volante mais "gordinho" melhoraria a
empunhadura. A regulagem de altura e profundidade para o volante e de
altura para o banco do motorista (ausentes no Etios) somam pontos
positivos.

A posição elevada de dirigir - aliada ao volante de base achatada,
arco pequeno e boa empunhadura - torna a condução bem agradável. Também
contribui o acerto macio das suspensões. O ponto negativo é que não há
regulagem em altura para o banco do motorista.

ACABAMENTO

A aparência da cabine agrada, tanto na mescla de cores quanto nos
encaixes das peças. Não há rebarbas visíveis, os comandos principais do
painel ficam bem localizados e são intuitivos. Por fora, o belo
aventureiro traz para-choques e grade dianteira redesenhados, além do
conjunto de molas reforçado.

Está longe de ser comparado ao Corolla. Há muito plástico de baixa
qualidade na cabine e o velocímetro central dificulta a compreensão dos
dados. Entre os apetrechos, estão faróis com máscara negra, borrachões
nas laterais, molduras prateadas e barras longitudinais no teto.

CONSUMO

Segundo o Inmetro, o modelo faz 7,9/11,3 km/l na cidade, quando
abastecido com etanol e gasolina, respectivamente. Já nas estradas, o
modelo cumpre 8,8/12,5 km/l.

Segundo o Inmetro, o modelo faz 8,5/12,4 km/l na cidade, com etanol
e gasolina, respectivamente. Já nas estradas, o modelo cumpre 8,9/13,4
km/l.

SEGURANÇA

Conta com airbag duplo, freios ABS com EBD e fixação Isofix para cadeirinhas infantis.

Traz airbag duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.

PREÇO DO SEGURO

Em média, R$ 1.673.

Em média, R$ 1.691.

CESTA DE PEÇAS

R$ 2.553.

R$ 1.963.

DESVALORIZAÇÃO

8,6% no primeiro ano.

9,7% no primeiro ano.

GARANTIA E PÓS-VENDA

Garantia de 5 anos. As três primeiras revisões, realizadas a cada 10 mil km, custam R$ 668,42.

Garantia de 3 anos. As três primeiras revisões, realizadas a cada 10 mil km, custam R$ 667,95.

E NAS LOJAS?

A maior parte da lojas contatadas pela reportagem e gerenciadas
pelo grupo CAOA seguem o preço de tabela. Vale garimpar carro de
ano/modelo 2013/2014 em outras autorizadas. Mas se optar pelo modelo
atual, espere sentado. As cores mais preteridas, como o Marrom Clay,
chegam a 45 dias de espera.

Os descontos são unânimes para o aventureiro da Toyota. O maior
bônus encontrado por Autoesporte foi de R$ 1.090, em uma concessionária
da capital paulista. Boas taxas são raridade, mas em uma das lojas foi
possível negociar taxa zero por R$ 36 mil de entrada e o restante do
valor quitado em 12 meses.

CONCLUSÃO

Vencedor. O HB20X tem mais envergadura para
ostentar o visual cross graças à motorização superior e o desempenho
mais satisfatório no rali diário das cidades. Conforto, espaço e
acabamento deixam o rival japonês no chinelo. A taxa de desvalorização
inferior mostra sua boa posição no mercado.

Apesar de ser R$ 2.325 mais barato que o HB, este Toyota fica para
trás diante do pacote completo de equipamentos e segurança do coreano.
Honesto e gostoso de guiar, não deixa de ser uma boa compra, que gera
gastos modestos com peças e combustível, sem falar no desconto extra nas
lojas.













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Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

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