
Compacto reestilizado já roda em terras mexicanas e aguarda produção nacional para estrear no Brasil
por Igor Macário
Auto Press
com colaboração de Jorge Blancarte, do AutoCosmos.com/México
O March é um dos carros mais importantes para a Nissan em todo o mundo.
No Brasil, o hatch compacto foi o responsável pelo crescimento da marca e
será o primeiro carro a ser produzido na fábrica que a Nissan ergue a
toque de caixa em Resende, no Sul Fluminense – de lá também sairá o sedã
Versa, com quem compartilha plataforma.
O modelo atualmente vem do
México, onde já ganhou a reestilização que só será mostrada no Brasil no
March produzido na fábrica de Resende, prevista para ser inaugurada em
abril. Por aqui, o carrinho sofreu nos últimos tempos com as cotas do
Inovar-Auto, que limitou a importação e estrangulou as vendas – hoje na
casa dos 2 mil carros mensais. E a nova fábrica nacional será peça chave
para o ganho de participação no mercado brasileiro esperado pela
Nissan.
No México, o hatch renovado segue com o 1.6 litro de 107 cv de quatro
cilindros com uma potência de 106 cv a 5.600 rpm movido apenas a
gasolina. O torque é de 14,5 kgfm disponíveis a partir de 4.000 rpm. O
câmbio é manual de cinco marchas e, no mercado mexicano, a Nissan ainda
oferece uma transmissão automática de quatro velocidades. A tração é
sempre dianteira. A suspensão é independente do tipo McPherson na
frente, enquanto a traseira é por eixo de torção. Para a segurança, o
March “hecho en México” tem airbags frontais e freios ABS. Por lá, não
há opção do motor 1.0 litro, que será oferecido na versão feita no
Brasil.

A maior novidade do March 2014 é o “facelift”, que modernizou sutilmente
interior e exterior – na versão brasileira, talvez um detalhe ou outro
seja diferente. O hatch compacto traz novo pára-choque dianteiro, com
grade e faróis que dão uma aparência mais agressiva ao carrinho. Atrás,
mudam as lanternas e a tampa do porta-malas, que agora comporta uma
pequena câmara de ré nas versões mais caras. Por dentro, ganhou um novo
sistema multimídia com tela sensível ao toque – similar ao usado nos
sedãs Sentra e Altima. Os revestimentos internos foram renovados, assim
como o volante, que incorpora os comandos do controlador de velocidade
de cruzeiro. Além disso, as saídas de ar estão diferentes, com as
centrais quadradas, diminuindo o ar “fofinho” do painel da primeira fase
do modelo.
A Nissan aposta na eficiência energética para emplacar o modelo em
vários mercados, como o europeu e o mexicano. No Brasil, o carro se
manterá como modelo de entrada da marca, com opção de motor 1.0 e preço
na casa dos R$ 30 mil para a versão mais básica. No México, as
configurações mais caras – com direito a ar-condicionado automático, GPS
e câmbio automático – chegam aos R$ 36 mil .Patamar que por aqui deve
se elevar para a casa dos R$ 41 mil, valor do atual March SR 1.6, o topo
de linha.

Primeiras impressões
Sutileza urbana
por Jorge Blancarte
do AutoCosmos.com/México
exclusivo no Brasil para Auto Press
Cidade do México/México – Uma das características mais notáveis do March
– felizmente preservada no modelo 2014 – sempre foi posição de dirigir
elevada, que ajuda bastante na visibilidade ao redor do carro. É fácil
ter noção total do tamanho que o carrinho ocupa, com visão correta dos
quatro cantos. Isso facilita “driblar” o trânsito em centros urbanos
congestionados e a estacionar em vagas apertadas.
As respostas do motor 1.6 são dóceis,
muito em função das trocas de marcha suaves do câmbio automático de
quatro marchas presente nas versões mais caras. Com trasmissão manual, o
carrinho fica mais esperto, mas ainda bastante fácil de conduzir.
Apenas o motor pede rotações mais altas para entregar melhor rendimento e
arrancadas mais decididas.

A direção eletricamente assistida é um dos destaques do March. Consegue
aliar precisão na estrada e leveza em tráfego urbano. E ainda passa
bastante segurança para o motorista. A relação de direção é direta e
permite mudanças rápidas de curso, sem grandes esforços. A suspensão tem
calibração correta e a altura livre do solo o livra de eventuais
contatos com o chão em lombadas e rampas. Característica sempre útil –
seja no México ou no Brasil.

Ficha técnica
Nissan March
Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, quatro
cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando simples no
cabeçote e comando variável de válvulas na admissão. Acelerador
eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio manual de cinco à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle de tração.
Potência máxima: 111 cv a 5.600 rpm.
Torque máximo: 15,1 kgfm a 4 mil rpm.
Diâmetro e curso: 69,0 mm X 66,8 mm. Taxa de compressão: 10,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson com
molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.
Traseira por eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores
hidráulicos.
Pneus: 175/60 R15.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Não oferece ABS nem como opcional.
Carroceria: Hatch compacto em monobloco com cinco portas e
cinco lugares. Com 3,78 metros de comprimento, 1,66 m de largura, 1,53 m
de altura e 2,45 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais de série.
Não oferece airbags laterais ou de cortina.
Peso: 964 kg.
Capacidade do porta-malas: 265 litros.
Tanque de combustível: 41 litros.
Produção: Aguascalientes, México.
Lançamento mundial: 2010. Reestilização: 2013.
Itens de série: Ar-condicionado, direção elétrica, trio
elétrico, airbag duplo, rádio/CD/MP3 com entrada auxiliar, quatro
alto-falantes, banco do motorista e volante com regulagem de altura,
computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas e detalhes
estéticos na carroceria.
Preço no México: 185.400 pesos mexicanos, equivalentes a R$ 33.350.

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