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Sunday, February 2, 2014

Tirando onda e ficando doce desde 1967


Versão conversível do Chevrolet Camaro é
mantida impecável por contador há quase 16 anos e já foi premiada em
encontro de clássicos






Belisa Frangione







Chevrolet Camaro de 1967 - Sergio Castro/Estadão


Sergio Castro/Estadão Chevrolet Camaro de 1967


 



O Chevrolet Camaro 1967 das fotos desta página chegou por acaso à
vida do contador Rodolfo de Moraes Machado. Em 1998, ele foi visitar o
acervo de um amigo colecionador com o objetivo de comprar um Ford
Mustang, mas acabou se encantando com o conversível, que não





“O Camaro era um sonho de juventude. Então, quando o vi,
insisti para que meu amigo o vendesse, mas, a princípio, ele não quis”,
relembra. A persistência de Machado acabou fazendo o ex-proprietário
ceder.



Ele diz que o conversível estava em perfeito estado. Mas,
após fechar negócio, levou o carro para fazer uma revisão mecânica e
mandou repintá-lo.



Entre os cuidados, o contador troca todos os pneus, que são
importados, a cada cinco ou seis anos. “É mais por precaução do que pelo
desgaste. Rodo tão pouco que será difícil eles ficarem ‘carecas’”,
afirma.



Machado diz que o Camaro é muito resistente e nunca o deixou
na mão. “Já fomos para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo,
onde ele ganhou um prêmio, em 2012.”



O modelo norte-americano tem câmbio automático Powerglide de
duas marchas com alavanca na coluna de direção. O motor é seis-cilindros
e a potência é de cerca de 140 cv.







De acordo com Machado, o Camaro quase não exige manutenção
além da troca de óleo do motor a cada oito meses. Mas ele conta que
procurar peças para o conversível é uma saga. “O único jeito é recorrer à
importação”, explica.



História. O Chevrolet Camaro foi lançado em
setembro de 1966, nos Estados Unidos, nas configurações cupê e
conversível. Havia opções de motor seis-cilindros e V8.



O câmbio automático também tinha, além da configuração
Powerglide, a Turbo Hydramatic 400, de três velocidades.A versão Super
Sport (SS), como a de Machado, não tem o motor mais potente, como o nome
sugere. Apenas conta com faixas decorativas no capô.



A segunda geração foi apresentada em 1970. Três anos depois,
por não mais se enquadrar nas normas de segurança, o SS saiu de linha
para dar lugar à versão Type LT. Atualmente na quinta geração, o Camaro
ganhou reestilização em outubro.

















Sonho.Machado foi à casa de um amigo colecionador para comprar um Mustang, mas ficou encantado pelo conversível








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Disponível no(a):http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro

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