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Friday, January 31, 2014

Peugeot 308 2.0 AT6: à espera da nova geração


Depois da chegada dos novos Golf e Focus ao Brasil, a briga entre os hatches médios passou a ficar mais acirrada. A diferença de modernidade entre os modelos da Volkswagen e Ford em relação entre os principais rivais aumentou. E isso acabou deixando mais difícil a vida de Cruze, 308, Bravo, i30, C4 e companhia. 





No caso do modelo da Peugeot,
a marca incluiu um novo câmbio automático de seis marchas (Aisin,
japonês) no lugar do de apenas quatro (PSA, francês), além de uma série
de ajustes, para tornar o carro um pouco mais atraente enquanto a nova geração, feita sobre a nova plaforma EMP2, não é fabricada na Argentina, apenas a partir de 2016, quando o novo 308 desembarcará no Brasil.    





 Quem já passou um bom tempo dirigindo o 307/308
com o câmbio automático de quatro marchas (como eu) vai notar uma
diferença evidente depois que experimentar a nova caixa de seis marchas.
As trocas são mais suaves, sem trancos, o que contribui com o conforto,
principalmente pelo rodar mais silencioso e progressivo. Mas, mesmo
pisando de leve no acelerador, o 308 2.0 Flex, de seis
marchas, não fez cerimônia em gastar combustível. Pela média do
computador de bordo, na cidade, com etanol no tanque, o consumo ficou em
torno dos 5 km/l. Segundo a Peugeot, o 308 2.0 Flex ficou 0,5% mais econômico em relação ao modelo equivalente de quatro marchas.





Mas essa sede por combustível vai mudar no 308
completamente novo, daqui a dois anos. A nova plataforma EMP2  é feita
com aço de alta resistência, alumínio, entre outros materiais, o que
deixará o carro, pelo menos, 140 kg mais leve, contribuindo com
 desempenho, consumo e emissões de poluentes. Além disso, vai permitir a
instalação de componentes mais modernos, como direção com assistência
elétrica e sistema stop/start. 







No 308 atual, com câmbio AT6, os ganhos foram discretos. A Peugeot
diz que na aceleração de 0 a 100 km/h, houve uma melhora de 0,8 s
comparado ao câmbio de quatro marchas, pois a caixa AT6 tem relações
mais curtas em 1ª e 2ª marchas. De fato, pisando com mais força no pedal
da direita o 308 até que não faz feio, mas não
empolga. De acordo com os dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h
é feita em 8,9 segundos.  O funcionamento da nova caixa Aisin é
superior à antiga PSA, adaptando-se às várias condições pelo caminho. Em
descidas, segura uma marcha, aplicando o chamado "freio motor", o que é
desejável por ajudar a manter o carro sob controle e evitar o
superaquecimento dos freios (a disco nas quatro rodas). 



Mas como o motor 2.0 flex atinge o
torque máximo apenas a 4.000 rpm, a nova caixa não pode manter o nível
de rotação  baixo o tempo todo, entre 1.500 rpm e 2.500 rpm, com trocas
rápidas, o que acontece na versão THP 1.6 turbo, que tem 24,5 kgfm a
meros 1.400 rpm. Por isso, mesmo com o novo câmbio AT6, o 308 2.0 Flex acaba gastando mais e andando menos que o ideal. 






Porém, além do conjunto mecânico, a linha 2014 do 308 2.0 Flex
também recebeu melhorias na suspensão. No eixo traseiro foram trocadas
as buchas de articulação, que agora estão mais macias, e colocado um
calço de elastômero no apoio da mola com a carroceria. Nas ruas mal
conservadas da capital paulista o carro passou incólome, absorvendo bem
as irregularidades do piso e contornando as curvas com segurança, mesmo
em velocidades mais altas. Faltou apenas um volante um pouco menor, com
melhor empunhadura e que tenha um revestimento de couro que dê mais
aderência. 








Em contrapartida, um ponto positivo do 308
avaliado é o baixo nível de ruído, o que foi conseguido com ajuda de um
bom isolamento acústico, que envolve a rigidez da carroceria, juntas de
dupla vedação e de vidros laterais com espessura de 4 mm, placas
insonorizantes que revestem o capô e a tampa do porta-malas e à
aplicação de um para-brisas acústico que filtra os ruídos provenientes
do exterior. 





 Pena que no interior existem vários componentes vindos do 307, como avalanca de câmbio, maçanetas, bancos, pedais, botões dos vidros, entre outros, o que deixa uma sensação de "deja vù". 


À espera da nova geração, o 308
atual tem o rodar confortável e silencioso como principal mérito diante
dos principais concorrentes. Mas apesar das evoluções da linha 2014
(principalmente o novo câmbio de seis marchas), o hatch médio da marca
francesa não é páreo para os novos Golf e Focus que acabam de chegar. 



Ficha Técnica


Preço: R$ 63.490


Motor: Dianteiro, transversal, 2.0, 16V, flex
Potência (cv):  151 a 6.000 rpm
Torque (kgfm): 22 a 4.000 rpm
Transmissão: Automática, seis marchas, tração dianteira 
Dimensões (m): 4,28 (comprimento), 1,82 (largura), 1,50 (altura), 2,61 (entreeixos)
Peso (kg): 1.360 kg
0 a 100 km/h: 8,9 segundos
Velocidade máxima: 213 km/h



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Disponível no(a):http://caranddriverbrasil.uol.com.br

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