Modelo elétrico, mais conhecido como P1, foi construído pelas mãos do fundador da marca alemã, em 1898
por David Sharp
MotorDream
Ao contrário do que muitos pensam, o primeiro carro com o "selo" Porsche foi criado ainda no século XIX. Trata-se do Egger-Lohner Eletric Vehicle C.2 Phaeton Model, produzido no longínquo ano de 1898 por Ferndinand Porsche - o fundador da marca de luxo alemã.
Eternizado na história como Porsche P1
- devido ao nome original ser muito longo e sua construção ter sido
feita pelas mãos do homem que deu seu sobrenome à fabricante - o modelo
foi recuperado e fará parte da coleção permanente do museu da marca, a
partir do dia 31 de janeiro, quando será realizada uma cerimônia
exclusiva e restrita a poucos convidados. Recuperado e não restaurado,
teve peças originais importantes de sua carroceria substituídas por
placas de acrílico para recriar sua antiga e "verdadeira" imagem.

O Porsche P1 era um modelo elétrico
com potência máxima de 5 cv no "modo sobrecarga" - o modo Sport de hoje,
na época. Apesar de muito pouco para os dias atuais, o carro conseguia
chegar a 35 km/h e tinha autonomia de 80 km. No entanto, dirigí-lo não
era tarefa das mais fáceis, já que era necessário controlar 12
instumentos diferentes.
Mas a história do veículo não para por
aí. Em setembro de 1899 o fundador da marca de Stuttgart conduziu o P1
em uma corrida de 40 quilômetros. Mesmo participando da prova com outros
três passageiros a bordo do carro, Ferdinand conseguiu vencê-la com
mais de 18 minutos de vantagem para o segundo classificado. Além deste
considerável desempenho, o primeiro modelo da Porsche já foi considerado
o automóvel com menor consumo energético em perímetro urbano.



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