Pages

Blogger templates

Blogroll

Labels

Monday, January 27, 2014

Golf antigo está quase esgotado nas lojas


Restam poucas unidades, maioria na versão Sportline, com motor 1.6 flex


Por Marcelo Moura e Carlos Guimarães // Fotos: Divulgação



A Volkswagen finalmente encerra  a produção da geração 4,5 do Golf
na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Mesmo com a chegada da
sétima geração, em setembro, o antigo modelo aguentou firme, conviveu
com o irmão mais novo e resistiu por três meses.




Porém, não é segredo para ninguém que o novo Golf
terá produção nacional a partir de 2015 – a unidade paranaense recebeu
um investimento de R$ 520 milhões e terá sua capacidade aumentada em
20%. Assim, a Volkswagen decidiu que era hora de tirar o antigo time de campo e esperar pela nacionalização do novo modelo.





Apesar de ter dado adeus à fábrica, o Golf 4.5
ainda dá seus últimos suspiros nas concessionárias. Pesquisando nas
lojas das maiores cidades do País, constatamos que os aficionados pelo
modelo antigo terão que correr se ainda quiserem levar um para a
garagem: todas as concessionárias possuíam apenas uma ou duas unidades
no estoque.


 

A
variedade também era tão escassa quanto a quantidade. Apesar de a marca
oferecer quatro versões em seu site (1.6, 2.0 Tiptronic, Sportline 1.6 e
Sportline 2.0 Tiptronic), a maioria esmagadora das lojas contava apenas
com a versão 1.6 Sportline. A exceção ficou por conta de uma
concessionária paulista que tinha somente a configuração Sportline 2.0
Tiptronic.


A versão básica também não foi
encontrada: todas as unidades restantes eram configuradas com o Módulo
Limited Edition II, que traz teto solar, rodas de liga leve de 17
polegadas, bancos com formato esportivo e revestimento em couro, tem
preço sugerido de R$ 63.755 na versão 1.6 com pintura metálica.  Já a
versão 2.0 com os mesmos opcionais e pintura metálica custa R$ 69.225.



Golf

Compensando a falta de opções, o
modelo foi encontrado com descontos bem interessantes, principalmente
para quem não liga para o abismo entre a geração antiga e a atual.  O
valor mais baixo encontrado pela versão 1.6 Sportline Limited Edition
foi R$ 57 mil, quase R$ 7.000 abaixo da tabela, enquanto o desconto
médio ficou na casa dos R$ 2,000.


Já a única loja que oferecia a
configuração 2.0 Sportline Limited Edition contava com uma oferta tão
interessante quantos as outras: R$ 63 mil, ou seja, R$ 6.225 abaixo do
preço de tabela.





 O adeus ao Golf 4,5

A Volkswagen não fez nenhuma questão de divulgar o fim da produção da versão reestilizada da quarta geração do Golf em São José dos Pinhais (SP), lançada em abril de 2007. Foram quase sete anos de espera para a chegada do Golf VII,
por enquanto trazido da Alemanha, mas que já está com a produção na
fábrica paranaense confirmada para o ano que vem. Durante todo esse
tempo em que o Golf 4,5 (como também é conhecido) esteve à venda no Brasil, a marca lançou algumas versões especiais para manter o carro atraente.





Uma das séries foi a Black, com
apelo esportivo, assim como a Silver. Houve também a versão GT e a
saudosa GTI, equipada com motor 1.8, turbo, que podia render até 193 cv
quando abastecido com gasolina Podium, de alta octanagem. 



Por algum
tempo, rivalizou com o Honda Civic Si o
título de carro mais potente fabricado no Brasil, até ser
descontinuado, em fevereiro de 2009. Mas não conseguiu atingir o sucesso
de vendas esperado, já que teve que enfrentar a forte concorrência,
principalmente a primeira geração do Hyundai i30. 





O Golf 4,5 foi
apenas uma versão reestilizada da quarta geração, lançada na Europa em
1998 e que teve o início da produção no Brasil no ano seguinte. Na
época, dividia a plataforma com o Audi A3. Deixou a linha de montagem como um dos modelos mais admirados que a Volkswagen
fez no Brasil, embora também tenha ficado famoso pelo alto preço do
seguro. Confira na  acima alguma imagens que mostram a quarta
geração do Golf, que deixa de ser produzida, bem como as versões mais raras do reestilizado 4,5.




Participe! Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado!
Disponível no(a):http://caranddriverbrasil.uol.com.br

0 comments

Post a Comment