Tião Oliveira
Mercedes-Benz/Divulgação Motor é 1.6 turbo
A Mercedes-Benz já vende no Brasil o CLA, seu primeiro sedã com
tração dianteira e terceiro integrante da nova família de compactos da
marca alemã, que tem ainda os hatches Classes A e B e o jipinho GLA.
Com
motor 1.6 turbo a gasolina de 156 cv e câmbio automatizado de sete
marchas, passa a ser o três-volumes de entrada da empresa – exceto por
aqui. Oferecido na versão 200, a série de estreia, First Edition, é bem
equipada, mas custa R$ 150.500.
Esse preço é mais alto que o do Classe C, modelo de categoria
superior – cuja próxima geração desembarca no País no segundo semestre –
e do A3 Sedan, rival direto do CLA. O Audi, que assim como o Mercedes é
feito na Hungria, será lançado nesta semana por R$ 116 mil.
O novo modelo agrada aos olhos. Não há coluna “B” e a parte
traseira do teto, com leve caída em direção ao porta-malas, lembra as
linhas de cupês.
Os vincos do capô dão um aspecto “musculoso” à dianteira do
sedã. Com formato de colmeia, a grade e a tela das entradas de ar na
parte inferior do para-choque formam um belo conjunto com os faróis
bixenônio e os LEDs de uso diurno.
Atrás, os destaques são as lanternas, que avançam pelas
laterais dos para-lamas, e as saídas duplas de escapamento. O bagageiro
tem 470 litros de capacidade, mas sua entrada é muito estreita, o que
dificulta o transporte de malas grandes.
De acordo com informações da fabricante, o Cx do carro é de
apenas 0,23, o menor do mundo para modelos feitos em série. Isso se
traduz em menor resistência ao ar, com redução do consumo de combustível
e ruídos.
Entre os itens de série há teto solar e sistema multimídia
com tela no painel dianteiro, por meio da qual é possível visualizar a
graduação do ar-condicionado e o navegador GPS, entre outros recursos.
Há ainda toca CDs e DVDs, entradas USB e SD e conexão com a internet.
EM MOVIMENTO
Rodando, se o CLA não desaponta, também não empolga. O motor
turbo é suficiente para dar fôlego ao sedã, embora “grite” muito em
retomadas de velocidade.
As suspensões, bem acertadas, proporcionam conforto na medida
certa, sem serem muito moles. Graças à direção eletroidráulica e aos
pneus largos, o Mercedes é firme nas curvas.
Entre os itens de segurança há sete air bags, controles de
tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. Um dispositivo
interessante ajuda a secar as pastilhas de freio e outro mantém o carro
parado com as luzes de freio acesas sem que o motorista precise deixar o
pé pressionando o pedal.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido - R$ 150.500
Motor - 1.6 turbo, 4 cilindros, 16V, gasolina
Potência - 156 cv a 5.300 rpm
Torque - 25,5 a 1.250 rpm
Câmbio - Automatizado, sete marchas
Comprimento - 4,63 metros
Largura - 2,03 metros
Porta-malas - 470 litros
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Disponível no(a):http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/
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